Criação de Empresas
 
 

Por António Paulo de Carvalho Lopes

Para a cadeira de Gestão de Empresas
Ano Lectivo de 1997/98
 
 

Introdução
Perfil do empresário
Ideia de negócio
Estudo de Mercado
Recursos
Planeamento
Criação da Empresa




Introdução

Uma economia de mercado para ser dinâmica, funcionar e sobreviver, depende da existência de empresários, isto é, de pessoas que estejam dispostas e que queiram assumir o risco de criar novas empresas.
Ainda que a grande generalidade das modernas teorias de gestão se preocupem basicamente com os problemas das grandes empresas, são as pequenas que constituem maioritariamente o tecido empresarial do nosso país. Apesar de algumas desvantagens inerentes a uma dimensão reduzida, como sejam: carência de informação, fragilidade financeira, limitações tecnológicas, marketing, etc, as Pequenas e Médias Empresas (PME) representam hoje, um conjunto de potencialidades que explica a atenção que ultimamente lhes tem sido dispensada, quer em termos nacionais quer comunitários, como fonte de criação de riqueza e geradora de mais emprego.
É neste sentido que se apresenta este trabalho que pretende ser uma ajuda inicial aos empreendedores que queiram aventurar-se na criação de novas empresas.


Perfil do empresário

Motivação


Segundo estatísticas oficiais, a esmagadora maioria dos empreendedores são jovens. Numa outra consulta feita pela ANJE a uma amostra de 300 jovens portugueses, foi feita a pergunta seguinte à qual responderam afirmativamente 60% dos inquiridos.

"Alguma vez pensou em criar o seu próprio negócio?"

Esta motivação forte para empreender é basicamente fruto de uma economia relativamente estável, de uma melhor informação da generalidade das pessoas e de uma sociedade laboral conflituosa, com falta de empregos qualificados e de alta precaridade.

"Não há absorção do mercado para a quantidade de pessoas que estão à procura de emprego, em que o emprego é difícil e que a vida média da empregabilidade é curta, logo as pessoas têm que deixar de estar à espera que lhes dêem emprego e arranjar o seu próprio emprego."
 

Realidade

Antes de avançar para a aventura de criar uma nova empresa, devemos com objectividade conhecermo-nos um pouco para saber se realmente reunimos todas as qualidades que a criação e a gestão de uma empresa exige. Não devemos avançar sem ter a convicção plena do sucesso da nossa empresa, bem como a confiança nas nossas capacidades como empreendedores. As qualidades psicológicas serão largamente testadas pelo árduo caminho que se avizinha. É assim essencial uma alta motivação aliada a uma formação sólida que permita ao gestor enfrentar e resolver os problemas que certamente vão surgir, saber correr riscos de maneira controlada e não recuar perante obstáculos aparentemente intransponíveis. A juntar a todas estas exigências de carácter, vem a disponibilidade de tempo bem como a essencial saúde física. Reunindo estas características, estamos perante um empresário potêncial.

Segue um mini teste que pode ajudar a reflectir sobre as nossas capacidades para obter sucesso no nosso projecto.


Ideia de negócio

Uma ideia de negócio pode surgir quer por criatividade pura, quer por análise do quotidiano, estatísticas, bases de dados ou informações fornecidas por entidades criadas para o efeito. À partida existirão várias ideias de negócio que se enquadram naquilo que pretendemos fazer. No entanto terão que passar por um processo longo de evolução até se tornar num verdadeiro negócio. Muitas empresas fracassam em pouco tempo pois não foram devidamente planeadas ou não sabiam ao certo o que tinham de inovador para oferecer.

Fontes de detecção de ideias

Desenvolvimento da ideia

A protecção da ideia


Estudo de Mercado

Após "encontrar" a nossa ideia de sucesso, vamos analisá-la com a maior atenção em termos prácticos. Será que temos mercado para o nosso produto? Será que temos capaciade financeira para a por em prática? É assim necessário passar ao trabalho duro própriamente dito.

Consumidores

A razão de ser do negócio será sempre o cliente. Devemos analisar quantitativamente quem compra, quanto compram, quando pagam, onde e como compram e em termos qualitativos, porque compram e o que os leva a comprar.

Concorrência

De modo geral não estamos isolados no mercado, por isso devemos reconhecer os nossos concorrentes. Muitas vezes a nossa concorrência não vende o mesmo tipo de produto, mas preenche o nosso mercado. A este nível é fundamental analisar em termos quantitativos quem vende, que produtos vende, quanto vendem e quando poderiam vender. Em termos qualitativos devemos analisar o que vendem, qual é a notoriedade das marcas e quais as formas de promoção das vendas utilizadas.

Fornecedores

É necessário ter um bom fornecimento dos produtos que são necessários ao nosso negócio. Teremos que ter produtos em quantidades suficientes para satisfazer as encomendas dos clientes bem como produtos a preços baixos de modo a aumentar o lucro geral. A concorrência entre fornecedores pode ajudar a baixar os custos de produção.


Recursos

A avaliação das necessiades financeiras, infra-estruturais e humanas exigem por parte do empreendedor um cuidado particular uma vez que grande parte dos seu custos fixos irão recair sobre estes itens, mas também as suas capacidades operativas.

Recursos humanos

Numa empresa em criação a força de trabalho existente é a do futuro empresário, eventualmente apoiado por um número reduzido de pessoas.
A diversidade e complexidade de tarefas inerentes à consolidação da empresa implicam a necessidade de constituição de uma equipa, quer pela via da constituição de uma sociedade, quer pelo recurso a colaboradores. Preferencialmente os sócios deverão ser pessoas que, possuindo competências complementares das do mentor do projecto, assegurem a gestão das diversas áreas funcionais da empresa. Sendo as qualidades e capacidades do pessoal ao serviço de uma empresa um dos seus pontos fortes, o acto de recrutamento e contratação de colaboradores é uma das tarefas mais importantes do empresário ou gestor e requer alguma preparação e alguns cuidados especiais.

Recursos financeiros

Recurosos materiais

O funcionamento da empresa implica necessariamente a existência de máquinas, equipamentos e instalações apropriadas, meios que podem ser obtidos por compra ou por aluguer. No caso específico das instalações poderá recorrer-se ao aluguer de instalações de terceiros, à compra de instalações já existentes ou à compra de terreno e construção de raiz.


Planeamento

Chegados aqui, significa que passamos o 1º teste de persistência, perseverança e iniciativa. Todavia, só agora é que vamos ser verdadeiramente postos à prova, tanto as capacidades individuais do empreendedor como a qualidade do projecto em si.
 

Estruturação e Organização interna da empresa

Organização da produção

Organização Comercial

Organização Humana

Organização Contabilistica e Financeira

Organização Infromática

Organização, o Acesso e Difusão de Informação

Organização Fiscal da Empresa e Legislação

A envolvente Externa da Empresa


Criação da Empresa

Para constituir e legalizar uma empresa é necessário atender um conjunto de formalidades variáveis de acordo com a forma jurídica da empresa.
 

EMPRESÁRIO EM NOME INDIVIDUAL

SOCIEDADES


Bibliografia


Manual de Apoio à Criação de Empresas
Associação Nacional de Jovens Empresários

Criação de Empresas
GACE - Gabinete de Apoio à Criação de Empresas

Criação de Pequenos Negócios - Guia prático
Instituto do Emprego e Formação Profissional

Ideias & Negócios
Guia Práctico do Empreendedor

The Business Start-up Guide
NatWest

Revista - Jovens Empresários
ANJE